Olá pessoal! Hoje vamos falar da boneca que fez parte da nossa infância, que fez todo mundo amar maquiagem, querer ser loira dos olhos azuis e usar salto alto, nossa querida, idolatrada, e dentro dos padrões: Barbie!
Eu estou muito feliz com a grande novidade: agora existem Barbies em 8 tons de pele, com 14 formatos de rostos, 18 cores de olhos e 23 cabelos diferentes!! Muito amor por quem finalmente teve essa ideia, apesar de achar que ainda existem muitos padrões de beleza a serem quebrados, mas só de não simplesmente mudarem a cor da boneca mantendo os traços da loira já é uma pequena e considerável evolução. Ainda acho que o padrão corpóreo da Barbie é um martírio, mas um passo de cada vez não é mesmo?!
Representatividade é extremamente importante no desenvolvimento da personalidade e do comportamento das nossas meninas, ganhar espaço com bonecas, pode até parecer uma bobagem, mas imagina que lindeza uma garotinha parda, negra, asiática, finalmente poder ter uma boneca que é a sua cara?
Outra coisa extremamente importante, o salto alto não é mais essencial para a Barbie! Elas vem com uma articulação no tornozelo que permite que elas usem tênis, sapatilhas, chinelinhos… Gente sinceramente, eu achei a ideia genial, afinal de contas, não andamos de saltão todo dia e toda hora, muito menos as crianças tem que crescer achando que tem que viver de salto 15.
A linha Fashionista Barbie mostra que vale a pena lutar pela representatividade, que precisamos acabar com esse padrão “ariano” de beleza, que a beleza sem padrão é muito mais interessante, e principalmente que a aparência física é o que menos importa em nós… enquanto ainda não alcançamos esse ideal, acho que já estamos com um bom começo.
Espero que tenham gostado das novas Barbies, e que a nossa luta por empoderamento e valorização tenha sempre bons resultados.